Busca

sábado, 7 de janeiro de 2012

Teorias Administrativas


“A importância das teorias administrativas nas organizações dos dias de hoje”

Assim como a literatura as teorias administrativas são reflexos de seu tempo (época) na história. Elas surgiram de acordo a necessidade de gestão de cada época, começaram a ser desenvolvidas durante a industrialização na Grã-Bretanha entre os séculos xvIII e xIx.
Os gestores da época se viam forçados a desenvolver métodos que avaliassem o trabalhador e que padronizasse o serviço para que não voltassem a era artesanal, pois com o advento das maquinas a vapor e as grandes linhas de produção eles não poderiam deixar isso acontecer. A evolução social se mostrou peça chave para o desenvolvimento das teorias administrativas.
Devido ao desenvolvimento exponencial  das organizações, surgiram às teorias, e são elas: teoria da administração cientifica (com ênfase nas tarefas), teoria clássica (com ênfase na estrutura), teoria das relações humanas (com ênfase nas pessoas), teoria da burocracia e teoria estruturalista (com ênfase na estrutura), neoclássica (estrutura), contingencia (com ênfase em ambiente e tecnologia), neo-schumpeteriana (com ênfase na tecnologia).
Na atualidade um empreendedor não pode assumir um desses conceitos como a coluna cervical administrativa de sua empresa mais sim como referência, pois essas teorias administrativas evoluíram ao longo do tempo, originando (dando continuidade a linha de pensamento, mas em um novo contexto histórico) umas as outras, por isso é correto afirmar, por exemplo, que a teoria de contingencia, é uma versão corrigida da teoria clássica, mas isso depende, pois todas elas se complementam, há pontos em que a teoria da contingencia ignora e que a teoria clássica mais antiga (que fala mais sobre estrutura), dá bases conceituais e apoio nas decisões do gestor.
As organizações de hoje se mostram dinâmicas, seus administradores sabem que relação/ponto delimitador entre o sucesso e o fracasso, depende muito de como está seus serviços, colaboradores e sua estrutura organizacional. Por isso ha necessidade de métodos científicos na administração e conceitos realistas que transformem teoria em pratica.
Conclui-se que as organizações, estão passando por processos cada vez mais flexíveis de gestão valorizando acima de tudo o capital humano e buscando sempre novas estratégias de crescimento e inovações tecnológicas para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Teorias administrativas foram criadas para resolver problemas organizacionais de planejamento, ordem e disciplina devido ao crescimento acelerado das organizações após a Revolução Industrial onde a mão-de-obra era desqualificada e os empresários precisavam gerenciar a produção. Hoje já falamos em interrrelacionar as teorias, fazer delas uma referencia no gerenciamento e na forma de entender o trabalhador e consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário