Busca

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Que Fazer em uma Entrevista de EMPREGO?


LIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO


ENTREVISTA DE EMPREGO: COMO SE COMPORTAR... E SE SAIR BEM!
No final da primeira temporada de O Aprendiz restaram quatro candidatos. Todos haviam se destacado na realização das tarefas propostas pelo reality show; era chegada a hora de passarem por uma série de entrevistas conduzidas por membros do staff da Trump Organization. Com base em suas performances durante as entrevistas, dois candidatos foram eliminados e os outros dois ficaram para disputar a prova final. Ou seja, mesmo em reality show, que prioriza tarefas nas quais os participantes demonstram na prática suas habilidades, as entrevistas tiveram um papel decisivo na etapa final.
Lembre-se que um currículo maravilhoso poderá ter o poder de te levar até a entrevista, mas é ela, a entrevista, que irá levá-lo à oferta de emprego. Portanto, quando tiver de passar por ela, lembre-se:

Informe-se sobre o empregador - Certamente você ouvirá perguntas relacionadas aos produtos da empresa, ou sobre o tipo de contribuição que você poderia dar caso obtivesse o emprego, ou por que você gostaria de nela trabalhar. A única forma de evitar respostas vagas e genéricas é ter de antemão informações sobre a empresa. Atualmente, é muito fácil obtê-las via websites na internet e, assim, você estará demonstrando seu real e genuíno interesse em fazer parte da empresa.

Ressalte seus pontos fortes - Fale de suas principais competências, enfatizando as que estão mais alinhadas à posição em questão. Assim estará sendo mais direcionado.

Prepare-se para falar dos pontos fracos - É claro que seu principal interesse durante uma entrevista é destacar suas qualidades. Contudo, perguntas sobre seus pontos fracos com certeza virão. Pense com antecedência em como respondê-las da melhor forma possível, sem enrolar ou mentir. Porém, não se estenda demais com justificativas - todos temos competências menos desenvolvidas.

Espere o inesperado - Os entrevistadores podem não se limitar a perguntas. Eles podem convidá-lo a participar de uma dinâmica de grupo, para realizar um teste escrito ou até mesmo desenvolver um case study, quer com aspectos sobre a empresa ou sobre o mercado. Considere essa possibilidade para não ser pego desprevenido.

Melhor ser formal do que informal demais - Alguns entrevistadores tentam dar um tom mais descontraído à entrevista, para quebrar o gelo. Mas isso não quer dizer que você pode agir como se estivesse em casa, conversando com amigos. Formalidade não significa mostrar-se rígido e tenso. Significa apenas portar-se de acordo com a ocasião e não descuidar de sua linguagem, tanto a verbal quanto a corporal. Por mais amigável que o entrevistador possa parecer, lembre-se de que você está sob escrutínio o tempo todo. Mostrar deferência e respeito é o mais adequado, sempre.

Destaque os pontos altos de sua carreira - Suas conquistas devem saltar aos olhos do entrevistador. Esse é um dos pontos mais importantes a ser considerado. Fale de seus êxitos, mas não entre em detalhes de forma exagerada, pois assim poderá perder a atenção do entrevistador.

Atenção à linguagem - Tenha cuidado para não utilizar um vocabulário inadequado ao cargo, ou demasiadamente técnico/específico. Por outro lado, caso verifique que os conhecimentos técnicos poderão contar pontos a seu favor, pois demonstrará sua familiaridade com a área ou setor, faça disso uma vantagem competitiva.

Esteja sempre alerta - O lema dos escoteiros também vale para as entrevistas de emprego. Ouça as perguntas com atenção e seja objetivo em suas respostas. Responda o que foi perguntado e não o que você gostaria que te perguntassem.
Mostrar-se confiante - A autoconfiança é uma qualidade que os entrevistadores sempre procuram nos entrevistados. Nem mesmo um currículo brilhante irá ajudar um candidato que passa uma imagem hesitante.

Transpareça seu interesse ao final - Se houve interesse de sua parte, não deixe de demonstrar claramente. Os entrevistadores apreciam saber sua intenção a respeito.

* Ricardo Bellino é fundador da Trump Realty Brazil, tendo sido considerado pelo próprio Donald Trump, em seu novo livro "Pense como um Bilionário", como uma verdadeira inspiração e exemplo para os aspirantes a aprendiz. É também o mentor do INEMP - Instituto do Empreendedor e autor dos livros PDI - O Poder das Idéias e Sopa de Pedra, ambos sucesso de crítica e vendas. ** Silvana Case é vice-presidente executiva do Grupo Catho, uma das maiores empresas de consultoria em Recursos Humanos do País. Atua na orientação de carreira e no recrutamento de executivos. Nos últimos 2 anos, vem conversando com empresários e CEO's para conhecer a fundo a trajetória profissional de pessoas que fazem a diferença no cenário econômico brasileiro - pessoas que chegaram lá.
(autoria de Ricardo Bellino e Silvana Case.)
DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O QUANTO ISSO TE AJUDOU PROFISSIONALMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário